SAÚDE DO SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO - EUA

SAÚDE DO SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO - EUA

WICHITA, Kan. (DTN) -- Enquanto os preços dos fertilizantes estão caindo, o agricultor de Ohio e lenda do plantio direto David Brandt disse que os altos custos de insumos são pelo menos um fator que leva alguns agricultores a olhar mais para sistemas de plantio direto e culturas de cobertura como um maneira de reduzir as necessidades de nutrientes e produtos químicos.

"Vimos mais interesse nos últimos 100 dias do que em muito tempo", disse Brandt à DTN nos bastidores da conferência Plantio Direto nas Planícies esta semana.

Brandt observou que muitos agricultores que compraram fertilizantes e produtos químicos antes do ano passado agora enfrentam custos de insumos 25% a 30% mais altos do que no ano passado.

"Acho que há muito mais produtores tentando encontrar a resposta", disse ele.

Brandt foi um convidado de honra na reunião anual do Plantio Direto nas Planícies deste ano. Ele recebeu o primeiro Legacy Award do grupo, que também recebeu seu nome. Ele também falou sobre sua jornada de décadas pela saúde do solo. Durante sua palestra, ele destacou especialmente como ele e outros passaram de tentar encontrar equipamentos básicos para plantio direto e culturas de cobertura para a variedade de maquinário agora disponível.

"Hoje, temos ótimas ferramentas disponíveis", disse Brandt. "Não há nenhuma razão para não usar até hoje."

Como é sua opinião depois de mais de 50 anos de agricultura, Brandt disse que os agricultores mais convencionais economizariam dinheiro se colocassem maior ênfase na proteção de seus campos da erosão do solo e na redução das perdas de fertilizantes de seus campos no processo.

"Se eles pudessem reduzir a erosão em seu solo em 50%, eles poderiam economizar 30% em seus custos de insumos", disse Brandt.

Greg Scott, um cientista do solo da Comissão de Conservação de Oklahoma, disse que os preços mais altos dos fertilizantes levaram alguns produtores de gado nas planícies do sul a diversificar suas pastagens com leguminosas para reduzir despesas e procurar diversificar seus campos além da grama Bermuda.

"É sempre uma crise que impulsiona as mudanças", disse Scott. "Este ano, vimos isso com produtores de gado que adubam suas pastagens."

Michael Thompson, presidente do conselho do Plantio Direto nas Planícies, disse que o evento recebeu mais novatos este ano por vários motivos. Pelo menos alguns produtores estão procurando mais maneiras de serem eficientes com seus nutrientes e ter menos aplicações químicas.

"Parte disso pode ser eficiência econômica, ou algumas pessoas podem estar procurando maneiras de trazer a próxima geração ou novas opções de volta para a fazenda", disse Thompson. "Estamos vendo o plantio direto e as culturas de cobertura se tornarem um pouco mais aceitas como práticas também."

MANTENDO O FOCO NA SAÚDE DO SOLO

Embora os agricultores do NTP estejam entre os produtores mais focados em práticas de saúde do solo, a reunião não teve nenhuma empresa vendendo créditos de carbono e houve pouca discussão sobre os programas ou pagamentos inteligentes do USDA para o clima. O foco permanece no que pode ser feito acima do solo para melhorar a biologia e a saúde do solo abaixo do solo.

Questionado sobre os US$ 19,5 bilhões que o USDA receberá de seus programas de conservação para se concentrar no sequestro de carbono e nas reduções de emissões, Brandt disse que tem pressionado Terry Cosby, chefe do Serviço de Conservação de Recursos Naturais (NRCS), para garantir que os agricultores sejam informados sobre o porquê eles devem aplicar certas práticas de conservação.

"Nada me irrita mais do que alguém tentando cultivar plantas de cobertura que não entende por que está fazendo isso", disse Brandt. "Quando eles dão dinheiro aos produtores, e não me importa para que serve, isso também deve vir com algum treinamento e educação."

Como parte do financiamento climático do USDA na Lei de Redução da Inflação, o USDA também recebeu US$ 1 bilhão para aumentar a assistência técnica de conservação. Essa equipe também precisará se atualizar.

"Teremos que treinar o pessoal da assistência técnica", disse Brandt. "Não há o suficiente deles lá fora."

CONECTANDO AOS CONSUMIDORES

Blake Vince, um fazendeiro de Ontário, Canadá, que descreveu Brandt como um de seus mentores americanos, disse que a agricultura precisa de um exército de pessoas para acelerar o ritmo da agricultura regenerativa. Ele pediu aos agricultores que usem sua voz para educar os outros e "ser um disruptor" do pensamento convencional.

"O Joe Consumer médio não entende de carbono", disse Vince. "Mas eles entendem a água. Nós a tocamos, cheiramos e a usamos todos os dias para o consumo. E se dermos mais ênfase na limpeza de nossos córregos de água, sejam lagos frescos ou hipóxia no Golfo, pense em o que poderíamos fazer pelo movimento de saúde do solo, porque sabemos que eles estão diretamente correlacionados."

"ENSINANDO A MISSA AO PADRE"

Mais um aspecto sobre o plantio direto nas planícies é que muitas vezes há um elemento de "ensinar a missa ao padre" sobre a saúde do solo, seus benefícios e seus detratores externos.

Brandt, Vince e outros que falaram também destacaram como outros agricultores em suas áreas de origem criticam suas práticas para proprietários e vizinhos, especialmente porque uma mistura de culturas de cobertura pode parecer ervas daninhas para olhos destreinados. Vince observou: "Estou no ramo da agricultura. Quantos de vocês já receberam um centavo por estética?"

ALIMENTAÇÃO DE GADO

Brandt e Vince integraram a pecuária sendo pagos pelos produtores de gado e permitindo que suas culturas de cobertura sejam cultivadas e, no caso de Brandt, um produtor de ovelhas também este ano.

No oeste de Nebraska, Logan Pribbeno, do Wine Glass Ranch, está pagando aos agricultores para colocar uma mistura de cobertura em suas áreas também. Seu gado se alimenta da palhada do milho ou plantações de cobertura em áreas que no passado teriam ficado em pousio antes do plantio de trigo. Alguns agricultores estão vendo as culturas de cobertura e o gado como um controle de ervas daninhas mais eficaz do que os herbicidas químicos.

"Aveia e ervilhas são excelentes herbicidas", disse Pribbeno. Sobre culturas de cobertura e alimentação de gado, ele disse: "Acho que é uma porta de entrada para a agricultura regenerativa".

TESTE O QUE FUNCIONA

Vince também disse aos agricultores para não terem medo de perder uma safra. Tom Robinson, um fazendeiro da Austrália, também fez essa observação. Robinson acrescentou que um benefício de ter gado em uma operação é que o gado pode compensar uma falha.

“Se você tiver um acidente ou erro com uma lavoura, o gado cuidará disso”, disse Robinson.

Quando se trata de variedades de sementes para colheitas comerciais, disse Brandt, os agricultores regenerativos também precisam conduzir suas próprias pesquisas sobre as variedades de sementes que funcionam para eles. Brandt, por exemplo, cultiva milho não-transgênico sem nenhum tratamento de sementes porque ele vê isso prejudicando insetos benéficos. Ele notou que algumas variedades de sementes não funcionam bem em seu sistema, mas outras sim.

"Você tem que fazer sua própria pesquisa", disse ele. "Não há nenhuma empresa que eu conheça que esteja fazendo pesquisas sobre culturas de cobertura."

Destacando os testes de solo e o manejo de nutrientes, Ray Ward, fundador da Ward Laboratories em Nebraska, apontou para a necessidade de ajustar o manejo do nitrogênio. A pesquisa mostrou que 35% a 40% da absorção de nitrogênio por uma planta de milho ocorre após o pendoamento. Ele sugere aplicações menores de fertilizantes em épocas diferentes, em vez de uma aplicação no outono ou na primavera.

"Se você der milho uma vez por ano, provavelmente não vai crescer muito bem", disse ele. Ward acrescentou: "Nos bons velhos tempos, pensávamos que quanto mais N (nitrogênio) você colocasse, maior seria o rendimento. Nem sempre funciona dessa maneira."

Brandt também apontou para sua produção de milho com uma média de cerca de 9,1% de nível de proteína com suas culturas de cobertura e sem adição de fertilizantes. Enquanto isso, outros agricultores em sua área podem estar produzindo rendimentos mais altos, mas quase metade dos níveis de proteína.

"Vamos alimentar o mundo com alto rendimento ou vamos alimentar o mundo com proteínas e alimentos ricos em nutrientes?" Brandt perguntou.

Fonte: https://www.dtnpf.com/agriculture/web/ag/crops/article/2023/01/27/high-input-costs-might-turning